Blog

Sem categoria Como ajudar alguém com ansiedade?

Deixe o “otimismo” de lado: na hora da crise de ansiedade ninguém quer escutar frases de apoio como “tudo vai dar certo” ou “vai passar”.

Evite “dar um tranco”: não adianta pressionar ou tentar fazer com que o outro reaja diante de trancos. O importante é oferecer apoio.

Escute mais: ouvir mais do que falar é a melhor alternativa para ajudar a pessoa em um momento de ansiedade. Tente não fazer julgamentos para não desmotivar o desabafo.

Demonstre preocupação de verdade: demonstre empatia, contudo, evite preocupação em excesso, já que isso aumenta a ansiedade. Não transforme o episódio em uma catástrofe, aja de maneira tranquila e natural.

Distraia a pessoa com boas lembranças: tente desviar a atenção da pessoa em crise com assuntos aleatórios, coisas boas que já foram vivenciadas ou que estão planejadas, tais como uma viagem.

Chame-o para dar uma caminhada: o ansioso pode não ter disposição para fazer algum tipo de atividade mais divertida ou prazerosa, porém, vale a pena oferecer alternativas como fazer uma caminhada ou
dar uma volta, para respirar novos ares.

Não ofereça bebida: ainda que o álcool pareça relaxante, não é a melhor alternativa.

Elimine expectativas: não faça suspense. Quem convive com uma pessoa ansiosa deve ser objetiva e eliminar expectativas.

Saiba identificar uma crise de ansiedade: reconhecer uma crise de ansiedade é importante para prestar apoio e não ignorar o momento.

Espero que sejam úteis essas dicas🤍

Author Details